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A educacao brasileira nos seculos xvi e xvii: a pedagogia jesuitica.

Processo: 01/09890-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2001
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Vânia de Fátima Martino
Beneficiário:Karen Fernanda da Silva Bortoloti
Instituição Sede: Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Jesuítas   Período Colonial (1500-1822)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil Colonial | Jesuitas | Pedagogia Jesuitica

Resumo

O método de ensino intitulado RatioStudiorium elaborado pelos jesuítas, surgiu no século XVI expandindo-se rapidamente por toda a Europas e regiões do Novo Mundo em fase de ocupação. Tendo como principal objetivo levar a fé católica aos povos que habitavam estes territórios, os jesuítas utilizavam-se deste método para colonizar e catequizar, servindo duplamente aos interesses do colonizador e aos princípios cristãos. O Brasil enquadrava-se neste contexto, sendo terreno fértil para à implantação deste "projeto". Cabe-nos estudar e analisar de que forma nasceu as primeiras práticas educacionais no Brasil tendo em vista a presença e a proposta dos jesuítas e sua pedagogia, bem como a "experiência brasileira" contribuiu para a elaboração definitiva do Ratio Studiorium. (AU)

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