Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do extrato aquoso de cabelo-de-milho (zea mays l.) sobre a excrecao renal de agua e eletrolitos e pressao arterial em ratos wistar anestesiados.

Processo: 04/14149-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Maria José Queiroz de Freitas Alves
Beneficiário:Ana Cristina Silva Pinheiro
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Diurese   Pressão sanguínea   Ratos Wistar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cabelo-De-Milho | Diurese | Pressao Arterial | Rato Wistar | Zea Mays L.

Resumo

Desde o início da humanidade, o homem lança mão das plantas medicinais para o tratamento de suas enfermidades, mas com a era da industrialização, passamos por um período de esquecimento de nossas origens. Os estudos com plantas medicinais vêm aumentando significativamente e, em conseqüência, foram feitas importantes descobertas. Inúmeras plantas indicadas para fins medicinais possuem farta bibliografia sobre seus princípios bioativos, mas são os testes farmacológicos clínicos e pré-clínicos dos mesmos que validam sua eficácia e segurança. Por outro lado, algumas espécies são apontadas como remédios caseiros, mas pouco se conhece cientificamente. O milho (Zea mays L.), além de seu valor nutritivo, possui nos seus estigmas (cabelo - de - milho) substâncias que o tornam diurético, podendo ser importante no controle da hipertensão. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo investigar os possíveis efeitos do extrato aquoso do cabelo - de - milho sobre o fluxo renal de água e eletrólitos e pressão arterial em ratos Wistar anestesiados. Além disso, o possível efeito diurético será comparado ao controle positivo, ou seja, comparar o possível efeito do cabelo - de - milho a um diurético alopático: Lasix. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)