Busca avançada
Ano de início
Entree

Fabricação de filmes de Langmuir-Blodgett (LB) de fosfolipídeos biológicos e aplicação no sensoriamento de compostos fenotiazínicos

Processo: 06/57132-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Carlos José Leopoldo Constantino
Beneficiário:Pedro Henrique Benites Aoki
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Fármacos   Sensores   Monocamadas de Langmuir   Azul de metileno

Resumo

Neste projeto de iniciação científica será investigada a interação em nível molecular entre o Azul de Metileno (AM), um composto pertencente à classe dos fármacos fenotiazínicos, com sistemas-modelo de membrana biológica formados por monocamadas e/ou bicamadas de fosfolipídeos biológicos com ênfase na detecção de baixos níveis desta classe de drogas em meio aquoso. O AM será dissolvido em diferentes concentrações em uma subfase de água ultrapura onde será espalhado o fosfolipídeo para a formação controlada de mono ou bicamadas através da técnica de fabricação de filmes de Langmuir. Os filmes serão então caracterizados basicamente por medidas de pressão de superfície vs área molecular média na interface água/ar. Serão investigados quatro tipos de fosfolipídeos e, em seguida, os filmes de Langmuir destes fosfolipídeos serão transferidos na forma de filmes Langmuir-Blodgett (LB) sobre circuitos interdigitados formando unidades sensoras. Estas unidades sensoras serão então caracterizadas por espectroscopia de impedância imergindo-as em soluções aquosas contendo diferentes concentrações de AM. Os resultados serão comparados de modo a avaliar se a interação AM/membrana é significativa como função da concentração do fármaco, afetando assim os processos de detecção (nos limites mínimo e máximo - saturação) para as unidades sensoras. Este projeto está inserido na linha de pesquisa em que também atua o pós-doutorando FAPESP Wilker Caetano. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AOKI, P. H. B.; CAETANO, W.; VOLPATI, D.; RIUL, JR., A.; CONSTANTINO, C. J. L. Sensor Array Made with Nanostructured Films to Detect a Phenothiazine Compound. Journal of Nanoscience and Nanotechnology, v. 8, n. 9, p. 4341-4348, SEP 2008. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.