Bolsa 08/07241-5 - Espectroscopia de impedância, Efeito Raman - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Filmes Nanoestruturados de Fosfolipídios como Sistemas Miméticos de Membranas Biológicas para Aplicação em Sensores via SERS e Espectroscopia de Impedância.

Processo: 08/07241-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Carlos José Leopoldo Constantino
Beneficiário:Pedro Henrique Benites Aoki
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Espectroscopia de impedância   Efeito Raman   Fosfolipídeos   Sensores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:espalhamento Raman amplificado em superfície (SERS) | espectroscopia de impedancia | Filmes Langmuir-Blodgett (LB) | Filmes Layer-by-Layer (LbL) | fosfolipídios | Sensores | Espalhamento Raman

Resumo

Neste projeto de mestrado serão fabricados filmes ultrafinos (nanômetros de espessura) de fosfolipídios utilizando as técnicas de automontagem ou Layer by Layer (LbL) e Langmuir-Blodgett (LB), possibilitando a obtenção de filmes com diferentes arquiteturas moleculares. O objetivo principal é explorar a eficiência destas diferentes arquiteturas moleculares na detecção de fármacos fenotiazínicos em soluções diluídas. Os filmes finos serão depositados sobre eletrodos interdigitados de Pt compondo unidades sensoriais a serem caracterizadas via espectroscopia de impedância, imergindo-as em soluções aquosas contendo diferentes concentrações do fármaco fenotiazínico, sendo os fosfolipídios os elementos responsáveis pela transdução de sinal. A técnica de espalhamento Raman amplificado em superfície (SERS - surface enhanced Raman spectroscopy) será utilizada como instrumento de análise das interações droga/fosfolipídios a partir da deposição de monocamadas LB sobre nanopartículas de Ag e de filmes LbL contendo as nanopartículas de Ag dispersas no seu interior. O crescimento do filme LbL será monitorado via espectroscopia de absorção no ultravioleta e visível (UV-Vis) e a morfologia em escalas micro e nanométrica será investigada, respectivamente, utilizando as técnicas de micro-Raman e microscopia de força atômica (AFM). Serão utilizados fosfolipídios aniônicos, cardiolipina [1,3-Di (3-sn-Fosfatidil)-sn-glicerol] e DPPG ([1,2-Dipalmitoil-sn-3-Glicero-[Fosfo-rac-(1-glicerol)]]), e zwiteriônicos, DOPC [1,2-Dioleoil-sn-Glicero-3-Fosfocolina] e DPPC [L-a-1,2-Dipalmitoil-sn-3-Glicero-Fosfatidilcolina].Este projeto de mestrado é uma continuação do trabalho de IC do próprio candidato, que desenvolveu, por um período de 18 meses (FAPESP 06/57132-2), um estudo destes 4 fosfolipídios na forma de filmes de Langmuir e LB, o que gerou um trabalho aceito para publicação na revista Journal of Nanoscience and Nanotechnology. Durante o segundo semestre de 2008 o candidato vem desenvolvendo um novo projeto de IC (FAPESP 08/02826-5) em que aborda a fabricação e caracterização estrutural de filmes LbL contendo multicamadas dos fosfolipídios DPPC e DPPG, cujos resultados propiciaram a redação de um outro artigo, submetido à revista Langmuir. Este projeto de mestrado é concebido dentro da linha de pesquisa do projeto FAPESP de Auxílio à Pesquisa 06/51039-0 em desenvolvimento junto ao DFQB da FCT/UNESP de Presidente Prudente e contará com a co-orientação do professor Dr. Eloi da Silva Feitosa da UNESP de São José Rio Preto, SP, que atua na área de biofísica molecular e com quem estamos colaborando ao longo do último ano. Contaremos também com a colaboração do Dr. Antonio Riul Jr., especialista em sensores para meio líquido ("língua eletrônica"), e professor junto a UFSCar, campus de Sorocaba.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AOKI, Pedro Henrique Benites. Filmes nanoestruturados de fosfolipídios como sistemas miméticos de membrana biológica para aplicação em sensores via sers e espectroscopia de impedância. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.