Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise bioquimica e morfologica em plantas de tomateiro (lycopersicon esculentum cv micro-tom) submetidos ao cadmio (cd).

Processo: 08/51210-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Ricardo Antunes de Azevedo
Beneficiário:Verônica Gomes Reginaldo da Silva
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Tomate   Enzimas antioxidantes   Estresse oxidativo   Microscopia   Cádmio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cadmio | Enzimas Antioxidantes | Estresse Oxidativo | Exertia | Microscopia | Tomate

Resumo

O cultivar de tomateiro Micro-Tom pode ser considerado importante modelo para estudos em biologia, fisiologia, bioquímica, proteômica e genômica, por suas características de alta diversidade em metabólitos secundários, tecidos e genoma pequeno. Sabe-se que dentre os principais agravantes de contaminação ambiental estão os metais pesados, decorrentes da intensa atividade agroindustrial das últimas décadas. Além disso, em especial o cádmio (Cd) é um elemento não essencial que está entre os poluentes ambientais mais tóxicos à humanos, animais e plantas mesmo em baixas concentrações. O Cd é prontamente absorvido pelas plantas, causando mudanças significativas no metabolismo da planta e induzindo o estresse oxidativo, sendo translocado para as partes aéreas, facilitando sua entrada na cadeia alimentar. A proposta deste projeto é o estudo do comportamento de plantas Micro-Tom expostas ao Cd, através do processo de estresse oxidativo decorrente da exposição ao metal. Através dos parâmetros de análise descritos ao longo da metodologia, poderemos caracterizar o modelo Micro-Tom quanto à toxicidade por Cd. O uso de plantas enxertadas e não enxertadas nos propiciará verificar se existe algum tipo de sinalização da parte exposta ao Cd para a não exposta e também caracterizar o transporte de Cd nas diferentes partes das plantas. Também serão estudadas análises morfológica através de Microscopia Eletrônica de Transmissão (M.E.T.). Embora estas respostas sejam consideradas importantes na toxicidade por metais, variam bastante entre sistemas biológicos específicos, embora os motivos para tal variabilidade ainda não estejam totalmente esclarecidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)