Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao dos efeitos subletais de hidrocarbonetos policiclicos aromaticos (hpas) por meio de biomarcadores de contaminacao ambiental em garoupas verdadeiras epinephelus margonatus (lowe,1834).

Processo: 10/50547-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:José Roberto Machado Cunha da Silva
Beneficiário:Lígia Maria Salvo Morales
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Histologia   Estresse oxidativo   Hidrocarbonetos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomarcadores De Contaminacao | Erod | Estresse Oxidativo | Garoupas | Hidrocarbonetos | Histologia

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar e comparar os efeitos submetais dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) de petróleo, submetidos à irradiação luminosa, em peixes marinhos da espécie Epinephelus marginatus, garoupas verdadeiras, por meio de biomarcadores de contaminação ambiental, bioquímicos e celulares e químicos. O tecido hepático será avaliado quanto aos índices somáticos e morfologicamente por métodos histológicos. Será determinada a atividade da etoxiresorufina-O-deetilase (EROD) parâmetro este pertencente à fase I de biotransformação hepática. Os parâmetros antioxidantes do fígado serão avaliados por meio da atividade das enzimas catalase (CAT), superóxido dismutase (SOD) e glutationa S-transferases (GST), relacionadas à fase II de biotransformação. Análises químicas serão padronizadas para determinar e quantificar a presença dos HPAs e seus metabólitos na bile dos peixes E. marginatus, por meio de espectrometria de fluorescência. O mesmo princípio químico será utilizado para monitorar as concentrações destes compostos na água utilizada nos bioensaios. O uso de biomarcadores de contaminação ambiental no presente estudo servirá como uma ferramenta de extrema importância para estabelecer e padronizar métodos que sejam efetivamente aplicados no biomonitoramento de ecossistemas marinhos em áreas suscetíveis à contaminação por petróleo, assim como, no gerenciamento e controle de áreas já impactadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALVO, LIGIA M.; SEVERINO, DIVINOMAR; SILVA DE ASSIS, HELENA C.; DA SILVA, JOSE ROBERTO M. C.. Photochemical degradation increases polycyclic aromatic hydrocarbon (PAH) toxicity to the grouper Epinephelus marginatus as assessed by multiple biomarkers. Chemosphere, v. 144, p. 540-547, . (10/50547-8)