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Recontagem de estórias e memória infantil

Processo: 02/02567-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2002
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Claudia Ines Scheuer
Beneficiário:Gisele Cristina de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Estórias   Memória coletiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criancas | Estorias | Linguagem | Memoria

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é investigar como crianças normais e as com alterações cognitivas re-contam estórias. Visto que recontar estórias é ativar a memória episódica, ou seja, eventos e fatos vividos, bem como a semântica, fatos e eventos observados e não relacionados com a experiência da criança, espera-se que a lembrança para ambos os tipos de texto seja diferente. A relevância dessa pesquisa é ampla, pois permitirá um avanço na compreensão da normalidade e em patologia de origem cognitiva, área onde este tema não está sendo pesquisado, para falantes do português falado no Brasil e no modelo teórico de Van Dijk e Kintsch (1983). (AU)

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