Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle hidroeletrolitico em ratos espontaneamente hipertensos: avaliacao da ingestao regulatoria e excrecao de agua e sodio.

Processo: 07/55644-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Monica Akemi Sato
Beneficiário:Luciano Lobato Gregorio
Instituição Sede: Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Organização Social de Saúde. Fundação do ABC. Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Vasopressinas   Ratos endogâmicos SHR   Água   Sódio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agua | Osmorreceptores | Shr | Sodio | Vasopressina | Wky

Resumo

A sede representa uma sensação causada pela necessidade de água no organismo. Ela é produzida por múltiplos estímulos, entre os quais estão o aumento da osmolaridade plasmática, diminuição do volume sanguíneo, aumento dos níveis de angiotensina II circulante e aumento da concentração de sódio no trato gastrointestinal. A manutenção da homeostasia do meio interno, no entanto, depende de um adequado equilíbrio hidroeletrolítico. O equilíbrio depende também de diferentes eletrólitos, dentre os quais o sódio possui importância fundamental, por representar o íon mais abundante do meio extracelular presente nos mais variados tecidos. A ingestão de sódio pode ser regulatória ou não regulatória. A ingestão regulatória é ativada por desidratação extracelular induzida por depleção de sódio com um diurético-natriurético ou por desidratação intracelular promovida por privação hídrica. Os ratos espontaneamente hipertensos atingem um platô de hipertensão com 12 a 14 semanas da vida. Evidências indicam que os SHR apresentam atividade simpática aumentada, o que poderia contribuir para maior ativação do sistema renina-angiotensina. A angiotensina II é um potente estímulo para induzir a sede e ingestão de sódio. Estudos mostram que os SHR apresentam ingestão não-regulatória de sódio aumentada. Porém, nenhum estudo até o momento demonstrou se existem alterações na ingestão regulatória de sódio ou de água. Conflitantes também são os dados na literatura sobre a capacidade excretora de sódio bem como da função osmorreceptora em SHR. Evidências também mostram que a vasopressina exerce ações centrais, influenciando a ingestão de sódio em condições regulatórias. Porém, não existem estudos que mostrem se os SHR teriam algum prejuízo ou não nas ações centrais da vasopressina sobre o controle do apetite ao sódio. Assim, este estudo visa comparar a ingestão regulatória e excreção de sódio e água em SHR e ratos normotensos Wistar-Kyoto (WKY). Será avaliado também se existem alterações na função osmorreceptora no controle regulatório da ingestão de sódio em SHR, bem como será investigado se os SHR apresentam alterações nas ações centrais da vasopressina envolvida na ingestão regulatória de sódio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)