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O papel do modal hidroviario na logistica do transporte de cargas no territorio brasileiro: uma analise a partir da configuracao territorial. o exemplo da hidrovia do madeira.

Processo: 02/11523-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Ricardo Abid Castillo
Beneficiário:Ednei de Genaro
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Logística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hidrovia Do Madeira | Logistica | Rede Geografica | Transporte De Cargas

Resumo

Neste período técnico-científico, o papel preponderante da circulação e comunicação na organização do território, torna seu uso e integração qualificado no imperativo da fluidez e competitividade, aos mandos dos agentes hegemônicos. Entende-se a mobilidade em um território como resultado das diferentes dotações de qualidades materiais (configuração territorial) e organizacionais. No Brasil, o incentivo federal para modernização/implantação de redes hidroviárias, suscita o questionamento quanto ao seu uso, interesse, viabilidade e implicações sócio-territoriais. Pretende-se fazer um estudo do transporte de carga (hoje, tendencialmente destinado aos produtos monoculturais das grandes agroindústrias) levando em conta tanto as particularidades regionais que envolvem as hidrovias (especialmente, a hidrovia do Madeira) quanto a totalidade do território; tornando assim possível entender os processos de reorganização do território que, desde os anos 90, marcam as tendências de desintegração competitiva e corporativização de seu uso. (AU)

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