Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um método para a quantificação de antibióticos beta-lactâmicos em medicamentos veterinários por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC)

Processo: 09/17996-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Acordo de Cooperação: NSF - Universidades Americanas (Química)
Pesquisador responsável:Ana Valéria Colnaghi Simionato
Beneficiário:Gabriela Coelho Miguel
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Antibióticos   Fármacos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antibióticos | beta-lactamicos | cromatografia liquida | fármacos | quantificação | separações

Resumo

Medicamentos veterinários se referem a toda e qualquer substância que se aplica ou se administra a qualquer animal. Incluso neste grupo estão os antibióticos, substâncias químicas produzidas sinteticamente, ou através de microorganismos, que destroem ou inibem o crescimento de outros microorganismos. Os antibióticos beta-lactâmicos são aqueles constituídos por um anel beta-lactâmico em sua estrutura e podem ser divididos em algumas sub-classes, dentre as quais a das penicilinas, que será o foco do presente projeto.Devido à grande aplicação dessa classe de drogas na medicina veterinária e humana, a análise de formulações farmacêuticas é de extrema importância. O monitoramento da quantidade de princípio ativo presente em formulações farmacêuticas é de grande relevância, uma vez que seu excesso pode provocar a presença de resíduos em animais destinados à produção de alimentos, ocasionando riscos à saúde humana. O Brasil apresenta expressiva atividade pecuária no cenário mundial e, portanto, é fundamental que existam programas que possam garantir a qualidade dos medicamentos veterinários comercializados no país.O presente projeto propõe o desenvolvimento de um método analítico a ser adotado oficialmente pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro)/SP, para a quantificação dos antibióticos amoxicilina, ampicilina e cloxacilina em medicamentos veterinários, utilizados em animais destinados à produção de alimentos. A quantificação será feita por HPLC-DAD e para isso, serão avaliados os melhores parâmetros para a análise, como composição, pH, gradiente e fluxo da fase móvel, coluna cromatográfica, entre outros. Após a otimização do método, a validação do mesmo será realizada na matriz farmacêutica, seguindo as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Deve-se ressaltar que ainda não existem métodos oficiais no Brasil para fiscalização de fármacos veterinários, o que justifica a importância deste projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)