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Aquisição de linguagem em crianças deficientes visuais de zero a três anos de idade

Processo: 05/60265-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Heloisa Gagheggi Ravanini Gardon Gagliardo
Beneficiário:Bruna Mamprin Cunha Meirelles
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Crianças com deficiência   Pessoas com deficiência visual   Avaliação da linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisicao De Linguagem | Avaliacao De Linguagem | Deficiencia Visual

Resumo

Sabe-se que a visão exerce influência sobre o desenvolvimento infantil, principalmente nos primeiros anos de vida (0-3 anos). Neste período, caracterizado como pré-linguistico, torna-se de fundamental importância o estímulo dos canais auditivo e visual que intermediam a aquisição de linguagem. A deficiência visual aliada à pobreza de experiências e dificuldade na interação da criança com as pessoas e com o meio acarretam limitações para a aquisição de linguagem. O acesso à linguagem permite a criança deficiente visual contato com informações e conhecimentos difíceis de serem obtidos sem este recurso. A identificação e diagnóstico oportuno de alterações no desenvolvimento favorecem a intervenção, trazendo repercussões favoráveis para o prognóstico. Este estudo tem por objetivo investigar a aquisição da linguagem em crianças com deficiência visual na faixa etária de um mês a três anos, sem diagnóstico de surdez ou alteração neurológica associada, cujos pais assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para avaliação das crianças, será utilizada a Escala de Aquisições Iniciais de Linguagem (ELM). Os dados obtidos serão armazenados no banco de dados do programa computacional SPSS/PC. Os resultados serão apresentados em tabelas descritivas. Com os resultados espera-se contribuir para ampliação dos conhecimentos sobre aquisição de linguagem em crianças deficientes visuais, beneficiando estratégias de intervenção na habilitação infantil. (AU)

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