Busca avançada
Ano de início
Entree

Por uma historia das relacoes com a escola: um estudo sobre as apropriacoes das praticas da vida escolar no brasil ( 1890-1971).

Processo: 02/09357-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Denice Barbara Catani
Beneficiário:Renata Ferreira Sakai
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O projeto estuda os sentidos e formas de apropriação que os indivíduos constroem de suas experiências de escolarização, partindo de fontes produzidas entre 1890 e 1971. Recorre, principalmente, ao exame de materiais como fontes memorialistas, literárias e/ou autobiográficas, documentos legislativos e materiais da imprensa periódica educacional. Busca, do ponto de vista metodológico, problematizar o recurso às fontes memorialistas e alicerçar-se nas produções da história cultural e da sociologia (R. Chartier e P. Bourdieu). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)