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O olhar cinematografico em boquitas pintadas, de manuel puig, e onde andara dulce veiga?, de caio fernando abreu

Processo: 08/53039-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Arnaldo Franco Junior
Beneficiário:Wanderlan da Silva Alves
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Romance   Montagem   Cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caio Fernando Abreu | Cinema | Manuel Puig | Montagem | Procedimento | Romance

Resumo

Neste projeto, propomos a análise dos procedimentos e recursos cinematográficos empregados nos romances Onde andará Dulce Veiga?, de Caio Fernando Abreu, e Boquitas pintadas, de Manuel Puig, considerando que a assimilação desses recursos e da concepção fragmentada do universo das relações humanas, representado nessas obras, renova a produção literária da segunda metade do século XX, por meio de uma produção narrativa experimental e crítica, que se mostra consciente do potencial da linguagem como matéria-prima para a criação literária e das possibilidades de interação da linguagem romanesca com as linguagens palaliterárias, consideradas, por vezes, como "menores". Deste modo, essas obras apropriam-se da linguagem do cinema, da telenovela e da radionovela, de jornais, de letras de canções populares, de propagandas e, enfim, de produtos que a indústria cultural direciona às massas, geralmente considerados de qualidade questionável, valendo-se desses elementos para instituir a literalidade do texto, reavaliando as possibilidades da linguagem narrativa e valorizando o seu potencial iconográfico. Olhando criticamente o mundo em que se inserem e de que se servem, essas obras nos fornecem critico um olhar que nos permite observar o que o pós-colonialismo latino-americano provocou na elaboração do pensamento na América Latina, especialmente na Argentina e no Brasil dos anos 60-90, tanto no que se refere a seus conceitos culturais e estéticos, quanto à sua relação com a condição de centro ou periferia. (AU)

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