Busca avançada
Ano de início
Entree

Juízo crítico dos sintomas obsessivo-compulsivos em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo com ou sem comorbidade com transtorno dismórfico corporal

Processo: 04/14431-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Eurípedes Constantino Miguel Filho
Beneficiário:Ana Cristina Gargano Nakata
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/12205-7 - Patogênese e tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo, AP.TEM
Assunto(s):Transtorno obsessivo-compulsivo   Transtornos dismórficos corporais   Autoimagem   Autoavaliação   Crítica (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comorbidades | Critica | Ideias Superestimadas | Juizo Critico | Tdc | Toc

Resumo

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) vem sendo relacionado com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) devido às suas semelhanças no quadro clínico e rio tratamento. No entanto, uma das mais marcantes diferenças entre os transtornos é a capacidade de crítica do paciente em relação às suas crenças, a qual no TDC, está mais prejudicada, podendo até estar completamente ausente. No estudo em questão, o objetivo é avaliar o juízo crítico dos sintomas obsessivo compulsivos em pacientes com TOC e em pacientes com TOC e TDC, levando em consideração a hipótese de que este está mais prejudicado no grupo com TDC. Além disso, serão pesquisadas associações entre a crítica deficiente e idade de início do TOC, gravidade dos sintomas do TOC, comorbidades associadas, tratamentos prévios e resposta terapêutica. A estimativa do juízo crítico pode ser útil na determinação de estratégias terapêuticas mais eficazes e específicas, além de levar a implicações nos critérios diagnósticos do TDC. A partir do banco de dados do PROTOC serão selecionados 20 pacientes com TOC e TDC e outros 20 pacientes com TOC sem TDC, que serão reavaliados pelas seguintes escalas: entrevista de dados demográficos, avaliação retrospectiva de idade de início, Structured Clinical Interview for the DSM-IV (SCID), Yale-Brown Obsessive-Compulsive Scale (Y-BOCS) e Escala de Avaliação de crenças de Brown (BABS), além de uma análise descritiva do tratamento recebido por esses pacientes resposta terapêutica obtida em cada um deles. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)