Busca avançada
Ano de início
Entree

O ensino literatura portuguesa: um diagnóstico e uma proposta de atuação

Processo: 98/14438-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 1999
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2000
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Marcia Valeria Zamboni Gobbi
Beneficiário:Rosana Macedo Diniz Jane
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura   Literatura portuguesa   Métodos de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino/Aprendizagem | Leitura | Licenciatura/Ensino Medio | Literatura Portuguesa | Metodologia

Resumo

O projeto tem por objetivo fundamental verificar o modo pelo qual a literatura portuguesa é lida e ensinada nas séries do ensino médio, quando este conteúdo se sistematiza, incluindo, aí, a verificação do para que esta literatura é lida, tendo em vista, também, a presença da literatura portuguesa nos exames vestibulares das grandes instituições universitárias. Para tanto, centrará sua atenção, de um lado, na formação do professor-leitor, aquele que se responsabilizará pela veiculação deste conteúdo e, por outro, na avaliação de aspectos constitutivos do "universo", do ensino médio, onde este professor atuará: o conteúdo programático e a distribuição deste conteúdo; os objetivos formais e efetivos do ensino da literatura portuguesa; a metodologia de ensino utilizada (inclusive analisando o material didático que lhe serve de suporte). Prevê, ainda, a experimentação de uma proposta metodológica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)