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A percepcao dos professores e coordenadores dos cursos de pedagogia da unesp quanto a insercao da sexualidade e da orientacao sexual no curriculo: analisando os entraves e as possibilidades para sua...

Processo: 09/52531-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Paulo Rennes Marcal Ribeiro
Beneficiário:Andreza Marques de Castro Leão
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Orientação sexual   Sexualidade   Formação de professores   Pedagogia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curriculum | Formacao De Professores | Orientacao Sexual | Pedagogia | Sexualidade

Resumo

O presente estudo objetiva identificar as concepções dos coordenadores e professores dos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista acerca da sexualidade e orientação sexual, verificando se eles percebem a necessidade deste curso abrigar as disciplinas desta temática no currículo. Em relação à metodologia, ela consistirá em uma pesquisa quantitativa e qualitativa, sendo que participarão quatro coordenadores e professores dos cursos da citada Universidade, das unidades de Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente e Rio Claro, pois apresentam em seus campi grupos de estudos em sexualidade. Os instrumentos empregados para coleta de dados serão: a) um questionário semi-fechado, que será preenchido pelos professores; e b) uma entrevista semi-estruturada, a qual será realizada com os coordenadores do citado curso. Primeiramente os referidos professores serão contatados para que seja feita a apresentação dos objetivos da pesquisa, sendo que os que concordarem em participar receberão os questionários para serem respondidos. Os coordenadores também serão contatados, e solicitados a participarem. Nesta ocasião, será agendada as datas das entrevistas. Após a coleta dos dados, os questionários serão submetidos à análise estatística, e as entrevistas serão analisadas e agrupadas em categorias de análise. Em suma, espera-se que a partir das percepções dos coordenadores e dos professores de Pedagogia seja possível conhecer os possíveis entraves, bem como, as possibilidades para a introdução das disciplinas de sexualidade na grade curricular destes curso, bem como, dos demais do Brasil. (AU)

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