Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da resposta das fibras colagenas da cartilagem articular de ratos previamente imobilizados, submetidos a um protocolo de alongamento muscular.

Processo: 07/03175-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Stela Márcia Mattiello
Beneficiário:Fernando Augusto Vasilceac
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fisioterapia   Cartilagem articular   Colágeno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alongamento muscular | Cartilagem Articular | colageno | fisioterapia | Fisioterapia

Resumo

Objetivo: Avaliar a resposta das fibras colágenas da cartilagem articular do tornozelo de ratos, após aplicação de um protocolo de alongamento muscular passivo em animais previamente imobilizados.Métodos: 24 ratos adultos serão divididos em 4 grupos: imobilizado (I), n=6; imobilizado e alongado 3 dias por semana (IA3), n=6; alongado 3 dias por semana (A3), n=6 e controle (C), n=6. Para realizar a imobilização os animais serão anestesiados com injeção de Ketamina (95mg/kg) e Xylasina (12 mg/kg). O modelo de imobilização utilizado será o de Coutinho et al (2002), e a imobilização será mantida por quatro semanas consecutivas. Após esse período a imobilização será retirada, os animais dos grupos IA3 e A3 serão submetidos ao protocolo de alongamento da musculatura posterior da pata traseira esquerda, onde a articulação talocrural esquerda será mantida em flexão dorsal máxima, manualmente, por 60s intercalados com 30s de relaxamento com dez repetições, por três dias na semana, durante três semanas. Após sete semanas de experimento, todos os animais serão eutanasiados para a coleta das articulações do tornozelo, que serão processadas em parafina e coradas com Picrosirius Red. Os cortes serão avaliados em microscopia de polarização e posteriormente serão feitas as análises estatísticas dos dados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)