Busca avançada
Ano de início
Entree

Orientação e expressão do tipo de colágeno na cartilagem articular após aplicação de dois protocolos de alongamento muscular cíclico em tornozelos de ratos

Resumo

A função da cartilagem articular é dependente do condrócito e dos componentes de sua matriz extracelular, que por sua vez podem ser regulados por estímulos mecânicos. Investigações dos componentes da cartilagem articular, como proteínas colagênicas e não colagênicas da matriz e condrócito são essenciais para prevenção e tratamento de doenças articulares. O protocolo de alongamento muscular cíclico, aplicado pelo presente grupo (Renner et al, 2006), em tornozelos de ratos previamente imobilizados provocou dano a cartilagem articular dos mesmos quando realizado por 7 dias por semana, entretanto ainda não está claro qual o efeito do mesmo protocolo a longo prazo, após a retirada do estímulo. Alterações na quantidade de colágeno, na sua orientação ou a substituição do colágeno II, predominante na cartilagem, por colágeno tipo I podem indicar a perpetuação da lesão por perda da qualidade biomecânica do tecido. Assim, é necessário que seja investigado o comportamento deste colágeno frente a esse método terapêutico, bem como que seja estabelecido um parâmetro terapêutico não lesivo à cartilagem para o alongamento muscular. O objetivo do presente estudo será avaliar a orientação e expressão do tipo de colágeno frente ao protocolo de imobilização, imobilização e alongamento e somente alongamento aplicados por 3 e 7 dias na semana, bem como avaliar a resposta do conteúdo de proteoglicanas, condrócito e espessura da cartilagem no mesmo protocolo prévio, nos grupos submetidos a ele por 3 dias por semana. Para isso serão utilizados os seguintes recursos histoquímicos: H&E, Safranina-O fast green, Picrosirius Red e Anticolágeno I e II. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENNER, ADRIANA FRIAS; VASILCEAC, FERNANDO AUGUSTO; DOS SANTOS, ANDERSON AMARO; DIAS, CAROLINA KALIL; TEODORO, WALCY ROSOLIA; MATTIELLO, STELA MARCIA. Muscle Stretching after Immobilization Applied at Alternate Days Preserves Components of Articular Cartilage. Connective Tissue Research, v. 54, n. 2, p. 132-138, 2013. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.