Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao bioquimica das mhcs em biopsia do musculo biceps braquial de individuos sadios.

Processo: 07/51716-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:João Eduardo de Araujo
Beneficiário:Tainan de Castro Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biópsia   Complexo principal de histocompatibilidade   Humanos   Eletroforese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biceps Braquial | Biopsia | Eletroforese | Humanos | Mhc

Resumo

A performance de um determinado músculo é parcialmente dependente da presença de isoformas das proteínas contráteis e da combinação que se estabelece entre elas. Uma das principais proteínas é a miosina, que possui duas cadeias, a cadeia leve (MLC) e a cadeia pesada (MHC). No músculo humano, são destacadas 4 isoformas de cadeia pesada, MHCI, MHCIIA, MHCIID e MHCIIB. Estudos têm apontado que a distribuição das isoformas de MHC varia com o gênero e a idade dos indivíduos. E ainda, as fibras musculares esqueléticas de um indivíduo adulto podem sofrer transição de seu tipo dependendo da ação de fatores exógenos e endógenos. As características bioquímicas das MHCs do músculo bíceps braquial da população local ainda não foi estabelecida e os resultados da mesma poderão acrescentar informações à caracterização da população local e, à literatura nacional com aplicabilidade multiprofissional. O projeto aqui proposto tem como objetivo realizar análise bioquímica quantitativa e qualitativa das cadeias pesadas de miosina (MHC) de fragmentos do músculo bíceps braquial que foram obtidos através de biópsia de agulha (Bêrgstron) de 30 indivíduos sadios e ativos, de ambos os sexos, com idade entre 20 e 50 anos. O conteúdo das diferentes isoformas de MHC será determinado pela técnica de eletroforese (SDS-PAGE) e os resultados serão avaliados utilizando um sistema de análise de imagens. Análise estatística confrontará resultados obtidos entre os sexos e entre as diferentes faixas etárias utilizadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A.C. MATTIELLO-SVERZUT; E.J. MARTINS. Does the early phase of aging affect the morphology of biceps brachii and torque and total work of elbow flexors in healthy volunteers?. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 56, . (07/51716-5)