Busca avançada
Ano de início
Entree

A representacao de escrita de jovens e adultos em processo de letramento em alagoas.

Processo: 01/12702-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Sylvia Bueno Terzi
Beneficiário:Julia Sant Ana Scavassa
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Letramento   Alfabetização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizacao | Letramento | Praticas Letradas | Representacao De Escrita

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo estudar, através de depoimentos de jovens e adultos que fazem parte do Programa Alfabetização Solidária (PAS) em dois municípios do sertão alagoano, a representação de escrita que os alunos tinham ao se matricularem no curso que os reinseriu no processo de letramento, comparando-a com a representação de escrita que tinham ao final do mesmo, o que nos mostra como o letramento desses alunos se desenvolveu durante o período em que foram expostos a diversos textos e práticas letradas. Os depoimentos serão extraídos de entrevistas com 85 alunos do Programa, feitas nas épocas de início e término do curso. Isto nos possibilitará compreender as necessidades e expectativas de pessoas não-alfabetizadas em relação à leitura, estudar o conhecimento que apresentavam da escrita e de seus usos e funções em práticas sociais nos momentos iniciais e finais do curso, e compreender sua concepção de leitura e de escrita e o valor que lhes é atribuído, além de avaliar os resultados do projeto em andamento no PAS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SYLVIA BUENO TERZI; JÚLIA SANT'ANA SCAVASSA. Mudanças na concepção de escrita de jovens e adultos em processo de letramento. Rev. bras. linguist. apl., v. 5, n. 1, p. 185-211, . (01/12702-2)