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Entre monopolio e liberdade de comercio: a lei do porto unico em sao paulo e suas implicacoes (1788 - 1808).

Processo: 03/14099-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Cecilia Helena Lorenzini de Salles Oliveira
Beneficiário:Renato de Mattos
Instituição Sede: Museu Paulista (MP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo   Relações econômicas   Crise do sistema colonial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bernardo Jose De Lorena | Crise Do Sistema Colonial | Monopolio De Comercio | Producao Mercantil | Relacoes Economicas | Sao Paulo

Resumo

O projeto de pesquisa aqui apresentado procura investigar um aspecto pouco conhecido da política metropolitana em relação à capitania de São Paulo, no século XVIII: a lei do porto único, implementada a partir de 1789 durante o governo de Bernardo José de Lorena. Com o objetivo de promover o comércio direto entre a colônia e a metrópole, a lei procurava concentrar e comercializar todas as exportações da capitania no porto de Santos. No entanto, face aos prejuízos causados, principalmente, para as vilas do litoral norte de São Paulo, a lei foi suprimida pelo sucessor de Lorena, Melo Castro e Mendonça, mas voltaria a vigorar entre 1803 e 1808, no governo de Franca e Horta. Trata-se de tema citado, mas pouco explorado pela literatura referente ao período. Fundamentando-se na historiografia sobre São Paulo e em documentos da época, pretendemos investigar a lei e suas repercussões, questionando as condições políticas e econômicas da capitania e os interesses de produtores e negociantes locais nessa deliberação. (AU)

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