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Políticas industriais, educacionais e de ciência, tecnologia e inovação: a importância da formação de recursos humanos para a economia do conhecimento: os casos da Coreia do Sul, China e Brasil

Processo: 08/53040-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Industrial
Pesquisador responsável:Eduardo Strachman
Beneficiário:Bruno Mira David
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Política industrial   Política educacional   Inovações tecnológicas   Coreia do Sul   China   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Economia Do Conhecimento | Formacao De Recuros Humanos | Inovacao Tecnologica | Politica Educacional | Politica Industrial

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é estabelecer um quadro de referências para as políticas industriais e educacionais adotadas por alguns dos principais países em desenvolvimento e cotejá-las com as do Brasil. Visa analisar as práticas educacionais e de qualificação de recursos humanos para C,T&I de três países em desenvolvimento de grande importância: Brasil, Coréia do Sul e China. Este projeto buscará identificar também quais os objetivos, os instrumentos utilizados e os resultados alcançados por meio das políticas adotadas. Assim, este estudo de políticas se propõe a identificar e analisar instrumentos, medidas e a amplitude (setorial/vertical ou horizontal) das políticas industriais (principalmente as de C,T&I) dos três países selecionados - China, Coréia do Sul e Brasil. Pretende-se examinar de que modo as de políticas de educação e de ensino superior se relacionam com as políticas industriais e de C,T&I. O objetivo principal deste trabalho é, deste modo, tentar analisar a importância das Políticas de Educação, sobretudo as de Nível Superior (Graduação, Mestrado e Doutorado) para as políticas industriais e de C,T&I, a fim de verificar se os países que obtiveram um maior desenvolvimento econômico privilegiaram a atuação conjunta destas políticas. Espera-se obter, através da coleta e análise de dados, um quadro síntese da atual situação dos países selecionados na formação de recursos humanos para C,T&I. (AU)

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