Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da adaptacao de universitarios ingressantes e concluintes a vida academica distantes do ambiente familiar.

Processo: 08/55421-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Nelson Silva Filho
Beneficiário:Waldir Périco
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental   Estudantes universitários   Adolescentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adequacao Social | Adolescentes | Eficacia Adaptativa | Saude Mental | Universitarios

Resumo

Cursar uma universidade distante do ambiente familiar implica em adaptações à nova situação. O resultado vai depender dos recursos internos e externos que o estudante consegue mobilizar e dispor. Significa muitas vezes a primeira vez que este sai de casa, e, portanto, se depara com o inevitável, embora muitas vezes parcial, desligamento afetivo em relação à. família de origem. O bem estar psicológico dos ingressantes, na grande maioria adolescentes, é muito importante nessa fase crítica, de mudanças bruscas de natureza geográfica, social e bio-psicológica na vida deste. Para tal vemos como importantíssimo o suporte psicológico e social por parte da instituição. Trabalhos anteriores relatam relações entre as dificuldades de adaptação na universidade e o crescimento da "saudades de casa". Pretendemos verificar os indicadores das condições de saúde mental do estudante universitário e verificar possíveis relações com os estados emocionais características da relação com a família de origem, a saída do ambiente familiar e a permanência na universidade. Questionamos se as dificuldades de adaptação ao novo ambiente incidem sobre um aumento da "saudades de casa". Para a coleta dos dados será utilizada a "Escala de Auto-avaliação de Adequação Social" (Social adjustment Scale Self Report - SAS-SR). Serão entrevistados alunos ingressantes e concluintes dos cursos de Biologia, Biotecnologia, História, Letras e Psicologia, da Faculdade de Ciências e Letras UNESP campus de Assis. Pretende-se levantar informações sobre as condições de adaptação do estudante universitário e desta maneira contribuir com indicadores de formas de apoio, por parte da instituição, em ações de prevenção e suporte psicológico e social. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)