Busca avançada
Ano de início
Entree

Versão brasileira do questionário SRS-22 para escoliose idiopática

Processo: 05/56130-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Anamaria Siriani de Oliveira
Beneficiário:Paula Maria Ferreira Camarini
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fisioterapia   Coluna vertebral   Escoliose   Qualidade de vida   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Coluna Vertebral | Escoliose | Fisioterapia | Qualidade De Vida | Questionarios

Resumo

Este estudo tem como objetivo produzir a versão brasileira do questionário Scoliosis Research Society-22 (SRS-22) destinado a avaliar a qualidade de vida dos pacientes portadores de escoliose idiopática. Essa ferramenta é essencial na avaliação das medidas subjetivas, pois pode auxiliar na escolha de um tratamento, permitir informações sobre os possíveis efeitos da intervenção e elaborar uma equipe multidisciplinar adequada. Além disso, o uso de ferramentas padronizadas auxilia na comparação dos resultados. Dessa maneira, o uso dessa ferramenta torna-se um complemento importante para avaliação tradicional. Contudo, este questionário foi produzido na língua inglesa e para que possa ser utilizado no Brasil deve passar por um processo de tradução e adaptação cultural a fim de manter a equivalência conceitual da versão original. O desenvolvimento da versão brasileira do questionário SRS-22 será baseado no protocolo proposto pela American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS). A versão original passará pelo processo de tradução e retrotradução e será aplicado em uma amostra de 30 voluntários com diagnóstico clínico de escoliose idiopática, ambos os sexos e com idade superior a 12 anos. Os pacientes serão arguidos de sua compreensão de cada questão até que sejam compreendidas e executáveis por nossa população, preservando o conceito da ferramenta, resultando assim, na versão brasileira do questionário SRS-22. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMARINI, PAULA M. F.; ROSANOVA, GISELLE C. L.; GABRIEL, BRUNA S.; GIANINI, PRISCILA E. S.; OLIVEIRA, ANAMARIA S.. The Brazilian version of the SRS-22r questionnaire for idiopathic scoliosis. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 17, n. 5, p. 494-505, . (05/56130-3)