Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da relação entre a sensação de desconforto do sujeito e a tensão aplicada aos músculos isquiotibiais durante o alongamento

Processo: 03/12239-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Rúben de Faria Negrão Filho
Beneficiário:Viviane Rodrigues Branco
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Exercícios de alongamento muscular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alongamento | Desconforto | Eletromiografia | Isquiotibiais | Subjetividade | Tensao

Resumo

Na literatura, o parâmetro tensão que deve ser aplicada ao músculo durante um alongamento em relação à sensação do paciente é de difícil análise devido a sua subjetividade. Estudos existentes utilizam informações como "desconforto" e "tensão sem dor" para limitar essa intensidade. Os objetivos desse trabalho são entender melhor a relação entre tensão de alongamento e informações subjetivas, através da quantificação da tensão, da ADM articular coxo-femural e análise eletromiográfica dos músculos isquiotibiais, nos momentos de tensão de desconforto (TD) e de tensão máxima suportável (TAM) informadas pelo sujeito, durante alongamento estático passivo; e ainda analisar a reprodutibilidade dos resultados. Participarão deste estudo 20 jovens, divididos em dois grupos iguais: o grupo 1 será submetido a um programa de alongamento dos isquiotibiais durante 6 semanas, o grupo. 2 não realizará alongamento. Em seguida, os dois grupos serão submetidos às 3 avaliações, sendo 3 repetições de alongamento dos músculos ísquiostibiais, duas avaliações no mesmo dia e a terceira um dia após a avaliação inicial. Durante o teste de alongamento muscular serão quantificadas a TD, a TAM, a ADM coxo-femural e análise da atividade eletromiográfica (EMG) do músculo bíceps femural. Será utilizado um sistema de aquisição de sinais composto por: eletrodo bipolar de superfície, célula de carga tipo universal, com "strain gage", eletrogoniômetro, pêra de esfigmomanômetro conectado a um sensor de pressão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VR BRANCO; RF NEGRÃO FILHO; CR PADOVANI; FM AZEVEDO; N ALVES; AC CARVALHO. Relação entre a tensão aplicada e a sensação de desconforto nos músculos isquiotibiais durante o alongamento. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 10, n. 4, p. 465-472, . (03/12239-6)