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Desenvolvimento de questionario de frequencia alimentar simplificado para adolescentes (qfasa) e sua aplicacao em estudo piloto.

Processo: 06/59731-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Betzabeth Slater Villar
Beneficiário:Karina Helena Canton Viani
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Consumo de alimentos   Inquéritos sobre dietas   Adolescentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescentes | Consumo Alimentar | Inquerito Alimentar

Resumo

Introdução: O consumo alimentar na adolescência é considerado determinante na etiologia de posteriores doenças crônicas, o que ressalta a importância de estudos sobre o tema neste grupo etário. Para a correta avaliação da ingestão dietética, é imprescindível o uso de inquéritos que a meçam com validade e reprodutibilidade suficientes. O Questionário de Freqüência Alimentar é um instrumento que mede a ingestão dietética habitual considerado prático, simples e informativo. Suas limitações derivam de listas de alimentos incompletas ou muito extensas, que levam o entrevistado à fadiga, como relatado em estudos realizados com adolescentes de Piracicaba, nos quais o Questionário de Freqüência Alimentar para Adolescentes foi utilizado. Em tais estudos, notou-se a necessidade de reformulação do instrumento, sendo que sua simplificação pode otimizar a qualidade da informação coletada. Objetivo: Desenvolver um Questionário de Freqüência Alimentar Simplificado para Adolescentes (QFASA). Metodologia: Será usado o banco de dados secundário de um dos estudos acima referidos para obter as variáveis dietéticas a serem estudadas - energia, nutrientes, porções (em gramas) e grupos de alimentos. Para definir os alimentos a integrar o novo instrumento serão utilizadas medidas de tendência central e regressão linear. Posteriormente, o instrumento será testado em estudo piloto, conduzido em amostra de adolescentes voluntários de uma escola pública de Piracicaba, através de duas aplicações do QFASA e de Recordatório de 24 horas. (AU)

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