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O percurso narrativo do romance policial na decada de 70: sancao cognitiva ou pragmatica?

Processo: 06/05650-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Arnaldo Cortina
Beneficiário:Fernanda Massi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Semiótica   Romance policial   Sanção   Pragmática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cognitiva | Pragmatica | Romance Policial | Sancao | Semiotica | Semiótica

Resumo

Este trabalho foi elaborado a partir de um levantamento dos romances policiais mais vendidos no Brasil durante a década de 1970. O corpus da pesquisa contém vinte e seis obras e o que se pretende investigar diz respeito a uma questão específica do nível narrativo do percurso gerativo de sentido proposto pela perspectiva semiótica. Partindo da leitura desse corpus faremos uma análise comparativa e classificatória da organização narrativa de cada uma das obras, dividindo-as entre os romances nos quais as sanções são de ordem cognitiva e nos quais são de ordem pragmática.A partir do exame do esquema narrativo canônico proposto pela semiótica da escola de Paris, que consistem na descrição dos componentes da manipulação, da competência, da perfórmance e da sanção, caracterizamos o romance policial como aquele tipo de texto que privilegia o último elemento do esquema, qual seja a sanção. Valendo-nos da proposta de Martins (2000) procuraremos examinar se os romances policiais mais lidos pelos leitores brasileiros durante a década de 1970 correspondem ao tipo de sanção pragmática, de sanção cognitiva ou se há um equilíbrio entre eles.Nossa proposta central, portanto, consiste numa análise comparativa entre os dois tipos de sanção para verificar qual deles aparece com mais freqüência e quais são suas diferenças fundamentais que implicam no desenlace dos romances.

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