Busca avançada
Ano de início
Entree

Colonizacao e entupimento do xilema em variedades de cana-de-acucar diferindo quanto ao grau de resistencia a leifsonia xyli subsp. xyli.

Processo: 01/11044-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2003
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Éder Antônio Giglioti
Beneficiário:Daniela Scarabel
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cana-De-Acucar | Colonizacao De Xilema | Entupimento De Vasos | Leisfonia Xyli Subsp. Syli | Raquitismo-Da-Soqueira

Resumo

Leifsonia xyli subsp. xyli (Lxx) encontra-se distribuída nas principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do mundo, causando a doença raquitismo-da-soqueira (RSD). O crescimento da bactéria é limitado aos vasos, traqueídeos e lacunas do xilema, onde está frequentemente associado com um material mátrico e produção de géis e gomas, sugerindo que a perda por ela causada é resultado do rompimento do fluxo da transpiração após o entupimento dos vasos. Porém, se a obstrução é uma resposta de defesa da planta e/ou ataque do patógeno ainda é uma questão a ser respondida. No Laboratório de Fitopatologia Molecular e Engenharia Genética do CCA/UFSCar, em 2000, foi iniciado um processo de construção de um modelo para a compreensão dos mecanismos físicos, bioquímicos e moleculares que conduzem à resistência pelo lado da cana e patogenicidade pelo lado da Lxx. O presente projeto de iniciação científica tem como objetivos determinar a taxa de colonização e obstrução dos vasos do xilema por Lxx e a distribuição longitudinal desta em colmos de variedades de cana-de-açúcar diferindo quanto ao grau de susceptibilidade ao RSD, destina-se à avaliar. Será determinada a taxa de colonização e entupimento dos vasos do xilema por Lxx. Para tanto, será utilizado o método conciliado "tissue blot enzime immuno assay" e "staining by transpiration method" que avalia, numa mesma amostra, a porcentagem de vasos colonizados e a porcentagem de vasos entupidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)