Busca avançada
Ano de início
Entree

Participacao do orgao subfornicial na liberacao de vasopressina e ocitocina durante choque septico experimental induzido por lps.

Processo: 03/02384-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria José Alves da Rocha
Beneficiário:Beatriz de Carvalho Borges Del Grande
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Vasopressinas   Lipopolissacarídeos   Choque séptico   Ocitocina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Choque Septico | Lps | Ocitocina | Orgao Subfornicial | Proteinas Fos | Vasopressina

Resumo

O choque séptico é uma resposta inflamatória sistêmica à infecção acompanhada por hipotensão e manifestações clinicas secundárias à ativação inflamatória. Um dos modelos experimentais utilizados para a indução de choque séptico é o uso de LPS. A administração de LPS intravenosamente aumenta a liberação de vasopressina (AVP) e ocitocina (OT), que são hormônios neurohipofisários sintetizados nos núcleos SON e PVN do hipotálamo, e também a expressão de c-fos nos neurônios vasopressinérgicos e ocitocinérgicos do SON e PVN. Entre os mais efetivos estímulos para a secreção de AVP e OT encontra-se a angiotensina II, que é um neurohormônio circulante envolvido na regulação da homeostase dos fluidos e função cardiovascular. O órgão subfornicial (SFO) é uma estrutura circunventricular que envia projeções para o hipotálamo e inerva tanto neurônios vasopressinérgicos quanto ocitocinérgicos no SON, o que sugere que esta região também pode controlar a liberação de AVP e OT. O SFO é uma importante área cerebral isenta de barreira hemato-encefálica onde relatou-se a ação central de angiotensina II. O sistema renina-angiotensina pode ser altamente ativado numa situação de choque séptico induzido por LPS. Ainda não foram realizados estudos acerca dos efeitos das lesões eletrolíticas do SFO sobre a liberação de AVP e OT que ocorre mediante choque séptico. Resta portanto a dúvida se o LPS aumenta a liberação de AVP e OT através do SFO. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)