Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao atraves de microscopia eletronica de varredura da efetividade de limpeza, apos preparo biomecanico do canal radicular pelo sistema "quantec" utilizando diferentes solucoes irrigadoras.

Processo: 00/03035-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2000
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Milton Carlos Kuga
Beneficiário:Juliano Milanezi de Almeida
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Clorexidina   Endodontia   Teste de biocompatibilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biocompatibilidade | Clorexidina | Preparo Biomecanico | Tratamento Endodontico

Resumo

O preparo biomecânico é considerado pela maioria dos autores como sendo a fase mais importante do tratamento endodôntico. Provavelmente o hipoclorito de sódio seja a solução irrigadora mais utilizada, porém quando utilizada inadvertidamente provoca danos irreparáveis aos tecidos apicais e periapicais. O objetivo deste trabalho é avaliar in vitro a capacidade de limpeza, em microscopia eletrônica de varredura (M.E.V.), das paredes dentinárias, utilizando o sistema de instrumentação acionada a motor e como agente irrigante o hipoclorito de sódio ou, a clorexidina em forma de solução ou gel, a qual apresenta uma ótima biocompatibilidade com os tecidos vivos. Serão utilizados trinta dentes unirradiculares e retilíneos, os quais serão adquiridos do banco de dentes da Universidade do Sagrado Coração. O preparo biomecânico dar-se-á pela instrumentação automatizada, utilizando o sistema "Quantec". Findo os tratamentos, as raízes serão seccionados, as hemifaces serão fixas em solução de Karnowsky, e encaminhadas a microscopia eletrônica de varredura (M.E.V.); Serão feitas fotomicrografias com aumentos de 500 a 1000 vezes no terço médio e apical regiões mais representativas. As fotomicrografias serão analisadas por três examinadores em escores de 0 a 3 do melhor para o pior. 'Os resultados serão analisados e comparados estatisticamente, por teste não paramétrico de Kruskal-Ilwallis para averiguação global de diferença significante e comparações individuais pelo teste de Miller. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)