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A festa na cidade: da casa ao buffet: novos espaços de consumo

Processo: 05/01504-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Bernadete Aparecida Caprioglio de Castro
Beneficiário:Renan Gauthier Cardoso dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia cultural   Geografia humana   Cultura brasileira   Antropologia urbana   Representações sociais   Cidades   Movimentos sociais   Festas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia Urbana | Cidade | Cultura Brasileira | Geografia Humana | Movimentos Sociais | Representacoes Sociais | Geografia Cultural

Resumo

O tema desta pesquisa incide sobre um elemento da vida social: a festa. A festa será estudada a partir da instalação e do funcionamento de empresas dedicadas aos serviços de promoção de festas. Nestes estudos delimitamos o objeto escolhendo uma empresa em Araraquara, (SP – Brasil), que se dedica à organização de festas familiares no espaço urbano. Ela será estudada sob a forma de mercadoria, disponibilizada na esfera dos serviços e contemplada a partir da mercantilização da festa doméstica na cidade, acrescentando nesta compreensão sobre o processo de industrialização da festa. Observamos como fenômeno urbano, abarcando aspectos de ritos e símbolos, o fato das festas desta natureza se instalarem num local que reproduz o ambiente familiar, no qual a festa recebe novos personagens, abrindo os limites de parentesco, trazendo elementos externos para a intimidade da família. A produção de festa doméstica, artesanal, passa para uma esfera de consumo de produtos e serviços comprados fora; o espaço da comunidade é substituído pelo espaço do mercado. A produção da festa é então substituída pela indústria da festa. Destacamos também o fato da ingerência do mercado desenvolver novas possibilidades de consumo, novas necessidades, destacando a esfera de serviços na cidade. Assim pretendemos nos centralizar através das implicações entre a mercantilização da festa doméstica no urbano adquiridos na modalidade de bens e serviços, aonde se estabelece o papel do Buffet. Nosso objeto de estudo foca-se nas práticas das camadas médias urbanas selecionadas nas práticas de consumo de bens materiais e simbólicos.

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