Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo de materiais liticos-lascados de grupos de horti cultores-ceramistas na area do paranapanema paulista.

Processo: 05/56495-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia
Pesquisador responsável:Neide Barrocá Faccio
Beneficiário:Juliana Aparecida Rocha Luz Zago
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Pré-história
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueologia | Horticultor-Ceramista | Litico | Pre-Historia | Projpar | Tecno-Tipologia

Resumo

A área do Vale do Paranapanema é uma das mais estudadas em termos de pesquisa sistemática de sítios arqueológicos. No entanto, os trabalhos são pontuais e necessitam de uma análise comparativa que leve a uma melhor compreensão da caracterização do material lítico dos grupos horticultores-ceramistas, uma vez que poucos trabalhos até o momento foram realizados sobre o material lítico desses grupos. Esse projeto propõe o estudo de materiais líticos de sítios de grupos horticultores-ceramistas, com o objetivo de realizar análises comparativas a partir da sistematização e estudo das indústrias líticas selecionadas. Os materiais líticos escolhidos para a pesquisa são provenientes dos Sítios: Guacho (Santa Cruz do Rio Pardo-SP), Piracanjuba (Piraju-SP), Alvim (Pirapozinho-SP), Lagoa Seca II e Ragil (lepê-SP). A metodologia utilizada para análise dos materiais lascados dos Sítios Guacho e Piracanjuba e reanálise dos materiais dos Sítios Alvim, Lagoa Seca II e Ragil será a elaborada por Morais (1983). Já para a análise do material polido será utilizada a metodologia elaborada por Laming-Emperaire (1967), com as adaptações julgadas necessárias à especificidade do material lítico de cada sitio. A análise dos resultados será feita através da redação de um texto que irá conter mapas, tabelas e gráficos de forma a proporcionar uma leitura mais aprofundada do objeto de estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)