Busca avançada
Ano de início
Entree

A carta como instrumento mediador das relações entre sujeitos em sala de aula - estudo de caso em uma classe de 5º ano do Ensino Fundamental

Processo: 09/08121-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Guilherme do Val Toledo Prado
Beneficiário:Patrícia Yumi Fujisawa
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Relações interpessoais   Carta   Sala de aula
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartas | produção escrita | relações interpessoais | sala de aula | Relações Interpessoais

Resumo

Tendo como base estudos sobre escrita, gêneros do discurso, correspondências, práticas pedagógicas e relacionamento entre alunos e docentes, o trabalho parte do pressuposto de que a carta, por ser carregada de uma peculiar reflexibilidade e particularidades próprias do remetente, pode funcionar como agente potencializador de relações afetivas e cognitivas entre sujeitos presentes em uma sala de 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Campinas. Acompanhando semanalmente a dinâmica relacional presente na classe e propondo a utilização das cartas enquanto instrumento mediador dos conflitos e encontros estudantis, a pesquisadora, juntamente com a professora titular da classe, buscará, vias registro em um diário de campo e entrevistas, refletir sobre as temáticas estudadas e compreender a pertinência da correspondência enquanto produtora de novas aprendizagens relacionais entre os sujeitos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)