Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino na comunidade e inteligência coletiva: o Wiki como tecnologia de construção coletiva

Processo: 08/07188-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Antonio de Padua Pithon Cyrino
Beneficiário:Viviany Menossi Do Amaral
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica   Relações comunidade-instituição   Inteligência coletiva   Ambiente colaborativo   Wiki   Tecnologias da informação e comunicação   Botucatu (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Médica | ensino na comunidade | Inteligência Coletiva | Tecnologias de Informação e Comunicação | Comunicação e Saúde

Resumo

O Programa de Interação Universidade-Serviço-Comunidade (IUSC), desenvolvido há cinco anos pela Faculdade de Medicina de Botucatu, enquanto iniciativa de inovação pedagógica e curricular do curso de Medicina, busca propiciar ao aluno a compreensão das condições de vida e saúde da comunidade, mediante atividades que integram universidade, serviço e comunidade. Este projeto de iniciação científica tem por objetivo ampliar a integração do aluno à comunidade, promovendo um ambiente de troca, interação e cooperação. Para tanto, pretende-se explorar as possibilidades de uso da plataforma Wiki como ferramenta de produção compartilhada de conhecimentos e a formação de uma inteligência coletiva envolvendo alunos do curso de Medicina e membros da comunidade de região da periférica de Botucatu, São Paulo. O projeto será desenvolvido em quatro etapas, que incluem a pesquisa bibliográfica e documental, o reconhecimento de um território de estudo, junto a referida região, o desenvolvimento de página Wiki na internet, enquanto espaço de registro e produção coletiva de conhecimento sobre o território, e uma descrição e análise preliminar do processo desenvolvido. Esta análise dos dados procurará descrever o processo realizado e os principais resultados alcançados com o projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANTONIO PITHON CYRINO; VIVIANY MENOSSI DO AMARAL; ANA CLÁUDIA CAVALCANTE ESPÓSITO; VERA LÚCIA GARCIA; ELIANA GOLDFARB CYRINO; DENISE DE CÁSSIA MOREIRA ZORNOFF. Ensino na comunidade e inteligência coletiva: partilhando saberes com o WIKI. Rev. bras. educ. med., v. 36, n. 1, p. 64-70, . (08/07188-7)