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Estudo das características aerodinâmicas, de estabilidade e de controle do 14-Bis

Processo: 01/11160-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2001
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Paulo Celso Greco Júnior
Beneficiário:Rafael dos Santos Gioria
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estabilidade de vôo   Controle de aeronaves   Aerodinâmica de aeronaves   Túneis de vento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aerodinamica | Ensaios Em Tunel De Vento | Estabilidade E Controle | 14-Bis

Resumo

Com a aproximação do centenário do histórico vôo de Santos Dumont no 14-Bis, em 23 de outubro de 1906, seria bastante oportuno estudar aspectos ainda pouco conhecidos da famosa aeronave. No presente projeto de pesquisa, suas características aerodinâmicas, de estabilidade e de controle serão estimadas e analisadas. Os coeficientes aerodinâmicos e as derivativas de estabilidade e controle serão obtidos através de métodos analíticos e experimentais. Os resultados serão então analisados para fornecer informações sobre o desempenho da aeronave. Um modelo em escala do 14-Bis será construído e testado em túnel de vento em condições equivalentes às do vôo real. O túnel será equipado com uma balança, com suportes para testes de oscilação e de controle e com sistemas para visualização do fluxo de ar. Diversas condições serão simuladas no túnel de maneira a obter resultados representativos da aerodinâmica e dinâmica de vôo. Os dados obtidos serão processados e comparados com os resultados teóricos. As características de desempenho aerodinâmico, de estabilidade e de controle do 14-Bis serão discutidas. (AU)

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