Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo morfologico do coracao de tucunares cichla kelberi e cichla piquiti (kaullander e ferreira, 2006) (perciformes, cichlidae).

Processo: 09/53324-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Vicentini
Beneficiário:Tiago Henrique Siebert
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes   Ultraestrutura   Histologia   Coração   Cichlidae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anatomia | Cichlidae | Coracao | Histologia | Peixes | Ultraestrutura

Resumo

Segundo a literatura especializada, a estrutura do miocárdio ventricular em peixes exibe diferentes características de arranjo de músculo cardíaco. Vários estudos correlacionam a estrutura do miocárdio ventricular com os diferentes tipos de hábitos natatórios. Assim sendo, alguns trabalhos evidenciam que espécies ativas apresentam ventrículo piramidal, constituído de duas camadas musculares (compacta externa e esponjosa interna) e espécies sedentárias apresentam ventrículo sacular, constituído de miocárdio esponjoso. Desta forma, o objetivo do presente trabalho será estudar as características morfológicas do coração de duas espécies de tucunarés, Cichla kelberi e Cichla piquiti, com destaque para as características histológicas e utra-estruturais do miocárdio ventricular. Cabe destacar que estas espécies apresentam hábito piscívoro e encontram-se adaptadas a ambientes lênticos, caracterizando um modelo interessante para estudos comparativos da estrutura do miocárdio ventricular em peixes. Para os estudos da estrutura ventricular, serão utilizados 20 corações de Cichla kelberi e 20 corações de Cichla piquiti. Serão realizados estudos histológicos de diferentes regiões do coração após inclusão do material em historesina e paraplast. Com auxílio de diferentes colorações, serão avaliadas as distribuições de vasos coronários subepicardiais e/ou distribuídos no miocárdio ventricular. Estudos de microscopia eletrônica de varredura serão realizados para análise da estrutura do miocárdio ventricular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)