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O furto do imaginario da crianca em sala de aula.

Processo: 97/00529-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1997
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Ernesta Zamboni
Beneficiário:Simone Cristina Camargo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Livro didático   Alunos   Aprendizagem   Ensino   Professores   Lúdico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alunos | Aprendizagem | Ensino | Livro Didatico | Ludico | Professor

Resumo

O trabalho docente nas escolas públicas tem sido maldado exclusivamente pelo livro didático. Este procedimento tem trazido implicações ao processo de ensino aprendizagem: os professores perdem o controle do seu trabalho; os alunos são subordinados a um ensino e aprendizagem alienantes, mecanizado pelo livro didático; e o lúdico que faz parte da cultura da criança e desconsiderado. Muito mais que isto, a cultura da criança é desrespeitada, quando esta mesma cultura poderia ser valorizada pela escala como ponto de partida para o rompimento com a alienação e para a preparação de uma sociedade menos dominada pela exploração do trabalho. Assim, pelo lugar importante que o lúpico deve ocupar nas escolas o objetivo desta pesquisa será analisar como o uso e o conteúdo do livro didático pode tornar possível o desenvolvimento do lúdico no aprendizado escolar. (AU)

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