Busca avançada
Ano de início
Entree

As ideias infantis a respeito da escola e do professor: um estudo comparativo acerca da construção do conhecimento social em ambientes sócio-morais construtivistas e ambientes tradicionais

Processo: 06/57762-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Eliane Giachetto Saravali
Beneficiário:Taislene Guimarães
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Construtivismo (educação)   Autoritarismo   Relação aluno-escola   Interação professor aluno   Epistemologia genética   Aquisição do conhecimento   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento Social | Ideias Infantis | Jean Piaget

Resumo

O presente estudo tem a finalidade de investigar as representações sobre a escola e sobre o professor elaboradas por crianças de duas salas de primeira série, com idades entre 6 e 7 anos. Os dados serão coletados em dois tipos de ambientes educativos: um ambiente considerado como sócio-moral construtivista permeado por uma relação horizontal entre professor e aluno, respeito mútuo de relações de cooperação e outro ambiente considerado como de ensino tradicional em que se priorizem a transmissão de conteúdos e o autoritarismo do professor. As respostas obtidas serão comparadas com a finalidade de descobrir se há diferença naquilo que as crianças pensam sobre estas questões em função do ambiente escolar do qual participam. A análise dos dados coletados será baseada na Epistemologia Genética de Jean Piaget, a qual explica a aquisição do conhecimento partindo das ideias de que o sujeito constrói o conhecimento e sua própria inteligência a partir de relações que estabelece com o meio que o cerca. A partir dessa pesquisa pretende-se compreender percorridos pela criança na construção do conhecimento social, particularmente acerca da realidade escolar, que permitirá ao sujeito compreender a sociedade em que vive e seu real papel dentro dela. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)