Busca avançada
Ano de início
Entree

Administracao central de insulina e glicose em ratos normais e obesos-msg - efeito sobre o comportamento alimentar e pressao arterial.

Processo: 00/11153-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Miriam Sterman Dolnikoff
Beneficiário:Ludmila Pereira
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sacarose   Pressão sanguínea   Resistência à insulina   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Obesidade | Pressao Arterial | Resistencia A Insulina | Sacarose

Resumo

Estudos têm mostrado que os valores da PA podem se alterar de acordo com o tipo de metabólitos da dieta como, por exemplo, conforme o teor de sácarose. Apesar de não se conhecer o mecanismo exato desta alteração sabe-se que ela, geralmente, é mais freqüente em pacientes obesos e vem acompanhada de hiperinsulinemia, resistência à insulina e hiperatividade do sistema simpático. Em trabalhos anteriores demostramos que ratos tratados neonatalmente com glutamato monossódico (MSG) desenvolvem, na idade adulta, obesidade, hiperinsulinemia e resistência à insulina; apresentam alto teor de gordura na carcaça e adipócitos hipertróficos. Recentemente, constatamos que a PA destes animais é normal demonstrando que apesar de hiperinsulinemicos e insulino-resistentes os ratos MSG não são hipertensos. Após sobrecarga de sacarose na dieta, a PA se eleva nos ratos normais mas não MSG indicando que para esta resposta há necessidade da integridade funcional do sistema nervoso. No presente projeto pretendemos avaliar se elementos centrais sensíveis à glicose e/ou à insulina sendo ativados desencadeiam ajustes cardiovasculares, endócrinos e metabólicos. Serão medidos durante o estudo variáveis como: pressão arterial, frequência cardíaca, consumo alimentar, ingestão hídrica, glicemia, concentração plasmática de insulina, leptina e atividade da renina plasmática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)