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A posicao-autor: um estudo dos textos dos vestibulandos da unimep.

Processo: 06/57977-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Ana Cristina Carmelino
Beneficiário:Daniele Cristina dos Santos Pascuali
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Autoria   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Do Discurso | Autoria | Leitura | Mecanismos Discursivos | Mecanismos Textuais | Redacao De Vestibular

Resumo

O projeto de pesquisa intitulado "A posição-autor: um estudo dos textos dos vestibulandos da UNIMEP" tem como objetivo principal descrever os mecanismos discursivos e textuais das redações de alunos que participaram dos processos seletivos nos anos de 2001, 2002, 2003 e 2004 e que tiraram notas que variam de 1 a 4 pontos. A pesquisa se baseia no pressuposto de que carecemos, ainda, de maior conhecimento da realidade heterogênea da linguagem utilizada por alunos que chegam à universidade, para que possamos lidar melhor com essa situação e, portanto, promover um ensino de melhor qualidade a eles, uma vez que esses alunos, juntamente com aqueles que produziram bons textos, compõem o quadro discente da universidade. Propomos a realização de uma pesquisa de caráter teórico e analítico. Pretendemos, de início, efetuar um levantamento das redações de candidatos que tiraram de 1 a 4 pontos a partir do banco de dados constituído pelo grupo de pesquisa "A produção escrita do vestibulando". Após a constituição do corpus, buscaremos verificar como esses alunos candidatos se constroem como autores de seus textos, ou melhor, como eles se posicionam diante da proposta da redação, da coletânea de textos e dos corretores. Partimos do princípio que tal estudo tem relevância tanto teórica como social, uma vez que possibilita a revisão da prática docente em Língua Português - aos docentes que trabalham com produção textual no Ensino Médio e aqueles que trabalham com leitura e produção textual no ensino superior. (AU)

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