Busca avançada
Ano de início
Entree

Predacao de sementes em acacia plumosa (mimosaceae) por besouros bruchidae: danos, distribuicao espacial e padrao espacial do parasitismo.

Processo: 03/02389-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marcelo Nogueira Rossi
Beneficiário:Laura Arruda da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Animais herbívoros   Parasitoides
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acacia Plumosa | Bruchidae | Escala Espacial | Herbivoria | Parasitoide

Resumo

Sabe-se que os efeitos mais severos dos herbívoros sobre as populações de plantas ocorrem, geralmente, no desempenho reprodutivo. Portanto, diversos besouros se desenvolvem dentro das sementes, destacando-se os da família Bruchidae. O presente projeto vem com a finalidade de estudar a caracterização e fenologia de Acacia plumosa, quantificando-se os danos causados por besouros da família Bruchidae. Será também determinado, em diferentes escalas espaciais, o padrão de distribuição espacial dos besouros e de seus parasitóides. A caracterização dos indivíduos de A. plumosa será feita através da medição da altura, diâmetro e número de ramificações basais. Sua fenologia será observada por meio de avaliação não destrutiva. O efeito da predação será avaliado através da contagem do número de sementes predadas e não predadas por fruto, bem como da matéria seca total e das sementes não predadas. Em dez plantas pré-selecionadas, será investigada a ocorrência preferencial dos predadores em frutos localizados em diferentes posições na copa tias árvores (parte superior, inferior e exposição leste/oeste), observando-se a emergência de predadores e seus parasitóides. Para o estudo da distribuição espacial dos besouros, será observado se esta é agregada (Binomial Negativa) ou ao acaso (Poisson), comparando-se em três escalas espaciais: ramos, posições na copa e plantas. O padrão espacial do parasitismo também será observado nestas três escalas espaciais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)