Busca avançada
Ano de início
Entree

Cidade vigiada: a repressão política em Taubaté (1930-1945)

Processo: 04/04616-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2004
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Maria Luiza Tucci Carneiro
Beneficiário:Renato Fernandes Lobo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Era Vargas   Polícia política   Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS)   Repressão política   Taubaté (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Era Vargas | Policia | Politica | Repressao | Taubate

Resumo

A proposta desse projeto é investigar e analisar a repressão política na cidade de Taubaté, visto ser esta cidade uma das mais importantes do Vale do Paraíba nos meados das décadas de 1930 e 1940. Para isso, os arquivos do DEOPS se prestam como fonte principal de pesquisa dado o seu caráter inédito e a riqueza de informações, permitindo analisar ás manifestações do pensamento autoritário durante o governo de Getúlio Vargas (1930 -1945). Nossa atenção estará voltada para os industriais, operários e classe média de Taubaté, priorizando suas formas de atuação política e suas posturas ideológicas. Ao analisar os prontuários dos industriais, dos operários e da classe média de Taubaté, pretendemos retratar como se processou a ação repressiva da Polícia Política e como a propaganda oficial interferiu no imaginário da população taubateana, fortalecendo estigmas e recuperando as tradicionais formas de dominação regional. Destas formas estaremos contribuindo para a recuperação da memória política do Brasil Contemporâneo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)