Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparacao dos parametros farmacocineticos do metronidazol em voluntarios fumantes com nao fumantes.

Processo: 07/50427-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Rogério Heládio Lopes Motta
Beneficiário:Victor Angelo Martins Montalli
Instituição Sede: Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC). Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda (SRES). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cromatografia líquida de alta pressão   Anti-infecciosos   Metronidazol   Farmacocinética   Fumantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antimicrobiano | Biodiasponibilidade | Farmacocinetica | Fumantes | Hplc | Metronidazol

Resumo

O metronidazol (MTZ) tem sido o antimicrobiano de primeira escolha no tratamento de infecções anaeróbicas. O hábito de fumar é reconhecido como um dos maiores fatores de risco no desenvolvimento e progressão das doenças periodontais. Considerando que a nicotina e a cotinina interferem na farmacocinética de diversos medicamentos, o objetivo do presente estudo é determinar e comparar uma possível interferência da nicotina e da cotinina na farmacocinética do MTZ em pacientes fumantes e não-fumantes. Para isso, serão determinados os parâmetros farmacocinéticos do MTZ quando administrado em dose oral única de 750mg. Serão selecionados 20 voluntários homens, com faixa etária entre 18 e 25 anos, divididos em 2 grupos: G1 (Fumantes) e G2 (Não-fumantes). Estes voluntários receberão dose oral única de MTZ 750mg e imediatamente antes e após 15 min, 30 min, 1 h, 1h30min, 2 h, 4 h, 6 h, 8 h, 12 h, e 24 h da administração de MTZ, serão obtidas amostras de plasma e saliva, que serão dosados através da cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). Serão determinados os parâmetros: ASCo-inf (área sob a curva de 0 à infinito), ASCo-t (área sob a curva de 0 à t), Cmáx (pico da concentração máxima), Tmáx (tempo para atingir este pico), D (depuração) e Vd (volume de distribuição). Os resultados obtidos serão avaliados pelos testes T de Student e wilcocon, com nível de significância de 5%. Com este trabalho pretendemos comparar a farmacocinética do MTZ em pacientes fumantes com não fumantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTALLI, VICTOR ANGELO; BERGAMASCHI, CRISTIANE DE CASSIA; RAMACCIATO, JULIANA CAMA; NOLASCO, FABIANA PINCHEFTI; GROPPO, FRANCISCO CARLOS; DE BRITO, JR., RUI BARBOSA; HAAS, DANIEL A.; LOPES MOTTA, ROGERIO HELADIO. The effect of smoking on the bioavailability of metronidazole in plasma and saliva. JOURNAL OF THE AMERICAN DENTAL ASSOCIATION, v. 143, n. 2, p. 149-156, . (07/50427-0)