Busca avançada
Ano de início
Entree

Epidemiologia e alterações eritrocitárias em indivíduos de um assentamento rural no Pontal de Paranapanema, São Paulo

Processo: 07/53939-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luiz Euribel Prestes Carneiro
Beneficiário:Charlene Troiani do Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Dr Domingos Leonardo Ceravolo. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Epidemiologia   Perfil de saúde   Vulnerabilidade social   Assentamento rural   Pobreza   Anemia   Pontal do Paranapanema (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alteracoes Eritrocitarias | Anemia | Assentamento Rurais | Perfil Epidemiologico

Resumo

Este projeto de pesquisa é parte de um projeto maior "Estudo comparativo do complexo teníase-cisticercose e de Toxocara canis, no assentamento Água Sumida (Teodoro Sampaio, Pontal do Paranapanema-SP)", conforme anexo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa - UNOESTE - Detalhes no campo "OUTRAS OBSERVAÇÕES". O Pontal do Paranapanema é uma região localizada no Oeste do Estado de São Paulo e concentra o maior número de assentamentos rurais do Brasil. Mínimas condições de higiene e saneamento básico de alguns assentamentos podem se constituir em grandes focos de contaminação do meio ambiente ficando evidente a precariedade da infra-estrutura dos assentados. O assentamento Água Sumida de Teodoro Sampaio-SP é considerado o mais antigo do município, tendo sido implantado em fevereiro de 1988, sendo constituído por 121 lotes. Essas populações são caracterizadas por grande migração e baixas condições socioeconômicas e de escolaridade, o que as tornam vulneráveis à desnutrição e processos infecciosos. Todo o histórico fundiário que caracterizou o Pontal do Paranapanema como sendo uma das regiões mais pobres do Estado de São Paulo, trouxe conseqüências profundas que assinalaram para uma situação gritante de pobreza. O objetivo deste trabalho é estudar o perfil epidemiológico e as alterações eritrocitárias em indivíduos do Assentamento Água Sumida, por representarem uma população de risco elevado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)