Busca avançada
Ano de início
Entree

A décima arte, os videogames: arquitetura virtual na criação de microuniversos

Processo: 07/56630-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes do Vídeo
Pesquisador responsável:Luiz Guimaraes Monforte
Beneficiário:Karen Garcia Teixeira
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Jogos de computador   Criação artística   Imersão   Interatividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Virtual | Criacao | Game Arte | Imersao | Interatividade | Videogame

Resumo

Este projeto busca trazer aprofundamento e valorizar artisticamente uma das formas de entretenimento que mais tem projeção e crescimento na atualidade, os Videogames. Como enfoque, pretende-se estudar como a Arquitetura Virtual dos games - a união dos elementos estéticos responsáveis pela construção do microuniverso de um jogo digital - proporciona a cada jogo uma identidade própria que afeta a experiência de seus jogadores de modo único e ativo. Essa imersão é amplificada principalmente pela experiência de interatividade (que permite uma qualidade de vivência por parte do público que poucas mídias permitem), e pela criação de um mundo virtual verossímil e atrativo ao jogador. Esta pesquisa irá se utilizar da análise de games de diferentes gêneros escolhidos, nos quais a questão da Arquitetura do universo do game esteja presente de maneira mais consistente e bem solucionada. Deste modo, o fator de imersão do jogador no jogo poderá ser mais bem observado, e a Arquitetura criadora desse microuniverso ser estudada e observada como um dos aspectos de identificação do pensar artístico dos videogames. Será considerado também como fonte essencial de dados o próprio público dessa interação, através de pesquisa, qualitativa. A partir das análises dos jogos e questionários, será desenvolvido um protótipo de Arquitetura Virtual. Espera-se, assim, valorizar a arte e as inúmeras possibilidades criativas inerentes aos universos presentes nos games, e que isso permita um maior aproveitamento dessas potencialidades por parte de desenvolvedores e jogadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)