Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma proposta de alfabetização numérica.

Processo: 07/05379-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Carolina Cascino da Cunha Carneiro
Beneficiário:Ana Paula Cavalcante da Silva Marques
Instituição Sede: Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍTALO). Instituto Educacional Professor Pasquale Cascino (IEPAC). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alfabetização numérica | educação fundamental | ensino e aprendizagem | ensino-aprendizagem de matemática

Resumo

Considerando que as crianças desde muito cedo têm contato com números, mas que este contato não garante a aprendizagem significativa desta idéia, buscaremos entender, a partir de uma pesquisa bibliográfica, os processos de alfabetização numérica nas séries iniciais do ensino fundamental. Diante do referencial teórico pesquisado, destacaremos atividades para o desenvolvimento da alfabetização numérica e que poderão servir, após publicação, para professores da área como fonte de referência. Dentro da literatura disponível na área, podemos destacar: BRASIL, MEC (1998); CERQUETTI-ABERKANE & BERDONNEAU (1997); DANYLUK (2002);KAMII (1991,1992); NUNES & BRYANT (1997); NUNES, et al. (2001); PANIZZA (2006), VILA & CALLEJO (2006), entre outros.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)