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Demandas da educacao continuada na educacao de jovens e adultos -eja, da rede municipal de educacao de guarulhos/sp.

Processo: 08/56779-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Claudia Barcelos de Moura Abreu
Beneficiário:Bruna de Carvalho Cerqueira
Instituição Sede: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Trabalho docente   Educação de jovens e adultos   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Continuada | Educacao De Jovens E Adultos | Formacao De Professores | Trabalho Docente

Resumo

O objetivo da pesquisa é o de traçar as demandas de formação de educação continuada dos professores da rede municipal de educação do município de Guarulhos/SP. Essas demandas serão investigadas a partir dos dados coletados na pesquisa "Residência Pedagógica: um diálogo em construção" do colegiado do curso de Pedagogia da UNIFESP, e se inscreve no campo da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa já realizada enviou questionários com 25 questões para a população total de professores das redes municipal e estadual da cidade de Guarulhos/SP, totalizando cerca de 18.000 questionários. Obtivemos 1830 respostas de professores da educação básica. Desse total interessa-nos conhecer as demandas de formação dos professores de BJA que atuam no município de Guarulhos, para compreendermos como os professores estão construindo suas práticas pedagógicas na especificidade EJA. Os professores a serem investigados pertencem à rede municipal de educação da cidade, região metropolitana de São Paulo, que de acordo com o censo de 2000, apresentava um quadro com 39% de seus habitantes em situação de analfabetismo (Censo IBGE 2000), índice que ao sofrer desdobramento apresenta 12% da população na faixa de 'analfabetos absolutos' e 27% de 'analfabetos funcionais'. Em números absolutos estima-se a existência de 300.000 cidadãos com baixa escolaridade, dos quais 105.000 seriam analfabetos absolutos (Costa, 2008). A organização e análises dos dados de pesquisa serão abordados a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa e como parte inicial dos procedimentos de organização dos dados está a escolha, entre as 25 perguntas do questionário respondido pelos professores, das questões que compõem o quadro de demandas de educação continuada; em seguida serão examinados, dentre os 1830 questionários devolvidos, quantos se referem aos professores de EJA. A partir desse quadro inicial, estabeleceremos a organização dos dados em tabelas e finalmente efetuaremos as análises do material. (AU)

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