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Percepção de professores sobre seu papel na inclusão

Processo: 09/50243-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Vera Lucia Trevisan de Souza
Beneficiário:Eveline Tonelotto Barbosa
Instituição Sede: Centro de Ciências da Vida. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Subjetividade   Professores   Identidade (psicologia)   Interação professor aluno   Ensino e aprendizagem   Educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento | Identidade | Inclusao | Professores | Subjetividade

Resumo

A presente pesquisa visa a investigar como um grupo de professores percebe seu papel na promoção do desenvolvimento de alunos em processo de inclusão. Ela decorre do fato de observarmos na literatura disponível sobre o tema, sobretudo em pesquisas, que os professores, via de regra, não atribuem a si a responsabilidade sobre o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, mas a especialistas que deveriam estar na escola, acompanhando-os em classes ou espaços especiais, ou ainda às famílias, que deveriam inseri-los em programas de atendimento às suas necessidades. A presente questão se justifica por entendermos que a forma do professor compreender seu papel em relação ao aluno interfere nos processos de ensino-aprendizagem e, logo, no desenvolvimento de ambos (identidade do professor e identidade do aluno). O conceito de inclusão aqui se reporta ao conceito de pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais, adotado pelo Ministério da Educação em Diretrizes Curriculares para a Educação Especial. Como aporte teórico, utilizar-se-ão as teorias sócio-históricas sobre o desenvolvimento, sobretudo no que tange a constituição da subjetividade e da identidade, tais como os postulam: Vigotski (1999); Rey (2001); Souza (2005). Espera-se com os resultados contribuir para o campo da psicologia da educação, lançando luz à compreensão sobre as relações que se empreendem em processos de inclusão. (AU)

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