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A formacao aligeirada de professores e a contratacao de professores temporarios: o trabalho docente entre as demandas de formacao e a empregabilidade na rede estadual paulista

Processo: 09/51364-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Novaes
Beneficiário:Midia Olinto de Oliveira
Instituição Sede: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Trabalho docente   Formação de professores   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curriculo Escolar | Escola Publica | Formacao De Professores | Politica Educacional | Professores Temporarios | Trabalho Docente

Resumo

Na rede estadual de ensino de São Paulo existe uma situação bastante peculiar ligada à contratação de professores, em que um grande número de professores em exercício tem o estatuto de professor temporário. Em todo o Estado, o número de professores temporários que atuam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, segundo dados da SEE/SP, é de 37%, embora tal proporção possa atingir o índice de 44%, se considerados também os professores eventuais. O objetivo dessa investigação é verificar a hipótese de que o processo de contratação de professores temporários adotado pela SEE/SP tem incentivado professores já licenciados em outras áreas a procurem por cursos de formação aligeirada, especificamente, nesse momento, para as áreas de Artes e Filosofia, provocando, inegavelmente, profundos impactos no campo do currículo e na organização do trabalho pedagógico. Será realizada análise documental, envolvendo a legislação paulista para o processo de atribuição de aulas aos professores temporários e as fichas de inscrições desses professores para o processo de atribuição de aulas, bem como entrevistas semi-estruturadas com professores de Filosofia e Artes, cujas segundas licenciaturas, obtidas em cursos aligeirados, tenham possibilitado a esses docentes o ingresso nessas áreas, na condição de professores temporários. Com essa pesquisa pretende-se contribuir com a reflexão acerca da formação de professores, as demandas de formação continuada, em virtude desse processo de aligeiramento de formação, e o mecanismo de contratação dos professores temporários adotados pela SEE/SP, tendo em vista a qualidade de ensino na escola pública. (AU)

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