Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de concentrações ambientais do fármaco Triclosan na integridade da membrana lisossômica de mexilhões Perna perna (Linnaeus, 1758)

Processo: 10/05121-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Camilo Dias Seabra Pereira
Beneficiário:Gisela de Assis Martini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Mexilhão   Perna perna   Toxicidade   Triclosan   Biomarcadores   Lisossomos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensaio do tempo de retenção do Vermelho Neutro | Membrana lisossomica | mexilhões | Toxicidade | triclosan | Biomarcadores

Resumo

Atualmente, muitos estudos têm identificado a presença de fármacos em ambientes aquáticos uma vez que esses compostos são descartados em efluentes industriais e domésticos, e se difundem através da água superficial e sedimento, onde podem causar efeitos adversos sobre a biota. Nesse contexto, o presente estudo visa a avaliação dos efeitos tóxicos do fármaco Triclosan sobre a integridade da membrana lisossômica do mexilhão marinho Perna perna. Para tanto, serão realizados ensaios do Tempo de Retenção do Corante Vermelho Neutro em hemócitos de organismos expostos a diferentes concentrações do composto (0,02 mg/L; 0,002 mg/L e 0,0002 mg/L) e diferentes períodos de exposição (24 h, 48 h e 72 h). Serão realizados três experimentos estáticos, sem alimentação e com fotoperíodo de 12h de luz. As concentrações testadas descritas acima foram determinadas a partir de estudos pretéritos de toxicidade crônica, bem como de análises químicas de concentrações ambientais (água e sedimento) em corpos aquáticos. Os resultados obtidos no presente estudo gerarão subsídios para avaliação do risco ecológico do Triclosan no ambiente aquático e para futura regulação do descarte desse composto em efluentes industriais e domésticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORTEZ, FERNANDO SANZI; SEABRA PEREIRA, CAMILO DIAS; SANTOS, ALDO RAMOS; CESAR, AUGUSTO; CHOUERI, RODRIGO BRASIL; MARTINI, GISELA DE ASSIS; BOHRER-MOREL, MARIA BEATRIZ. Biological effects of environmentally relevant concentrations of the pharmaceutical Triclosan in the marine mussel Perna perna (Linnaeus, 1758). Environmental Pollution, v. 168, p. 145-150, . (10/05121-2)